terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dessa vez, vou começar riscando logo o fósforo e tocando fogo nessa bagaça!

 Eu já tinha cantado a bola sobre isso, no meu post "Eco-otários"  , mas a reportagem do fantástico do dia 15/01/ 2012 só reforçou o que eu já tinha dito: O transporte público no Brasil é uma bosta e a última coisa que o governo quer, é que você deixe o carro em casa! Quem quiser conferir a reportagem da globo, está aqui .

    Além do verdadeiro roubo ao qual todos os motoristas estão submetidos todos os dias. Como mostrado aqui.

 O que mais me indigna é saber que o Brasil, país "auto-suficiente" em petróleo, tem umas das gasolinas mais caras do mundo. Não sou economista, mas para mim, essa conta não bate.

 Segue uma análise, sobre o preço do combustível pelo mundo:


A pesquisa usa números de abril e se refere à média nos países.
Compare o valor da gasolina em 17 países (em dólares):
Noruega2,76
Grécia2,53
Suécia 2,43
Holanda2,38
Alemanha2,31
Itália2,30
Inglaterra2,30
França2,10
Espanha1,95
Chile1,90
Japão1,83
Brasil1,75
Canadá1,33
Peru1,30
Estados Unidos0,97
Argentina  0,84
México0,75


fonte  : estadão.com.br  

 Em uma comparação "rápida", pode parecer que o Brasil não é tão ruim, afinal de contas, existem muitos outros país com combustível mais caro que o nosso. Mas isso não é verdade. Os preços mais elevados, são aqueles praticados em países da Europa, cuja população possui  um poder aquisitivo muito maior que o nosso. E além disso, no geral, não são produtores de petróleo. E isso faz toda a diferença.

 A barbárie que vivemos é o fato que quase metade do preço da gasolina é feita pela composição de impostos. 

Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), o Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), além do famoso ICMS(Circulação de Mercadorias e Serviços).

Siglas inúteis, que ninguém sabe o que significa e muito menos para que servem. Na teoria, esse montante astronômico de dinheiro deveria servir para beneficiar o transito. Mas é uma verdadeira piada pensar nisso. Quando viajamos, pagamos 3 vezes para poder utilizar a estrada. Pagamos os impostos na gasolina, pagamos o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e é claro, o pedágio! 

 Essa reportagem, que fala da venda de combustível sem imposto, nos faz ter uma ideia do quanto vivemos um absurdo.  Parece  "mágico" pagar R$ 1,44 por litro. É de fato, é um sonho que nunca vai se realizar, mas dá para ter noção do quanto somos feitos de palhaços. 

 Antes que alguém diga que estou sendo radical, saibam que eu não defendo teorias absurdas  como "imposto zero". A economia é igual a biologia e depende de um delicado equilíbrio. Se você tira as cobras de um bioma, provavelmente irá causar uma super-população de ratos.
 Baratear radicalmente a gasolina seria criar uma grande procura por automóveis. E isso além de gerar inflação no  setor automobilístico, também causariam sérios problemas no já caótico sistema de crédito. Sem contar no problema ambiental, nas ruas e estradas em péssimo estado de conservação e a total falta de infra-estrutura de nosso país. 

 Não dá para fazer milagre e tornar o combustível barato do dia para noite, mas acredito que merecemos pelo menos não ser assaltados em cada vez que abastecemos. 

 De maneira objetiva, o mínimo que o governo nos deve é transparência com relação ao montante arrecadado com as tributações. E principalmente, o que é feito com esse dinheiro. 

 Investimento no sistema de transporte público, não é! 

 Investimento no controle de qualidade e distribuição do combustível, também não é!

 Investimento nas ruas e estradas, muito menos. 

 Ou seja, pagamos e não levamos. O governo arrecada rios de dinheiro com os carros sem dar qualquer satisfação para o contribuinte. De maneira, que vou dizer mais uma vez:  Eco-otários, a última coisa que o governo quer é que você ande deixe o carro em casa. Entenda de uma  vez por todas, o sistema de transporte público no Brasil é ruim, porque é para ser assim. Anda de ônibus que não tem dinheiro para comprar carro, pois ninguém gosta de ser humilhado por um transporte coletivo absolutamente inócuo e caro.

 Os "DETRANS" e tudo o que é ligado a transporte são a verdadeira galinha de ovos de ouro do governo e nós apenas a alimentamos com nosso trabalho.


  



Nenhum comentário:

Postar um comentário