domingo, 26 de junho de 2011

Protesto idiota, tolerância zero!

De uns tempos pra cá, parece que se tornou moda essa história de protestar e fazer passeata por qualquer merda. O avanço das redes sociais como o Facebook, Twitter, Orkut e etc., ajudam muito essa onda. E como tudo, isso tem um lado bom e um lado ruim.

A vantagem mais evidente é o fortalecimento da democracia. É extremamente saudável para qualquer sociedade organizada, as pessoas terem o direito (e o dever) de saírem às ruas e manifestarem sua opinião. E o contra de tudo isso, é a banalização dessa incrível ferramenta do povo. O que pode fazer com que uma revindicação séria e justa, dê lugar a uma festa a céu aberto sem qualquer utilidade.

Quando fazemos algo, devemos sempre nos perguntar: Porque eu estou fazendo isso? Qual o meu objetivo? O que eu pretendo mudar com essa atitude? Esse raciocínio serve para separar o que é bom, do que é inútil.

Vamos pegar como exemplo, a PL 122 (PL 122/2006 da Dep. Iara Bernardi PT- SP). De maneira geral, tramita em Brasília esse projeto que prevê uma série de benefícios para a comunidade GLBT. A partir dai, temos dois pontos de vista: Um favorável a aprovação dessa lei e outro contrário. Acho justo que os respectivos grupos se organizem para lutar pelo que acreditam. A comunidade homossexual e seus simpatizantes, podem e devem protestar e se manifestar pela aprovação. Da mesma forma, que os mais conservadores também tem esse mesmo direito/dever. Não importa qual "lado" você defende, o grande lance disso tudo é ter um objetivo, um foco. No caso, protestar pela endosso ou rejeição do projeto.

O mesmo pensamento, serviria pela idéia da descriminalização da maconha. Cada pessoa tem um ponto de vista e pode deixar isso claro para todos. Pressionar o congresso e se juntar a movimentos que defendam o seu interesse.
Agora, existem também os grupos idiotas, como aqueles que fazem passeata pela paz. Poh, que merda! Será que existe alguém que seja a favor da violência gratuita? Talvez, só os fabricantes de armas, e olhe lá. Até os traficantes preferem "operar" em lugares onde não exista conflito. Então, eu me pergunto, o que se passa na cabeça de um otário que coloca sua camisa branca e sai pelas ruas em "nome da paz". O que esse cara acredita que vai mudar por conta da marcha dele? Será que ele acha que os bandidos vão ver isso e pensar: "Nossa, teve 20 milhões de pessoas caminhando de roupa branca e vela acessa pedindo paz. Tanta gente assim, certamente que tem razão! Vamos mudar de vida e matar menos, roubar menos e etc.." Não tem o menor cabimento isso. E passeatas desse tipo, acabam por se tornar uma simples perca de tempo.


Apenas "boa intenção" não basta. Não adianta você sair protestando com um grupo de babacas, por uma causa idiota. Não vai mudar nada! No caso, da violência, quantas pessoas pensaram em se mobilizar em prol de um código penal mais moderno e eficiente? O novo código florestal praticamente legaliza o desmatamento, e a resistência a ele, permanece apensa no blá blá blá.

Não sou contra a paz, mas me aborrece ver as pessoas se esforçando demais em atitudes que não surtem efeito. Ao mesmo tempo, que deixam de fazer aquilo que seria eficiente. Talvez, esses protestos sirvam apenas para limpar a consciência de quem não pensa e consegue acreditar que estão fazendo algum coisa boa, quando não estão.

2 comentários:

  1. Tanta coisa importante pra protestar, nossos politicos não valem um salario minimo (e ganham muito mais de 10) e nego vai protestar pela liberação da maconha ou pela paz? Falta de foco né?
    Bom texto Fer.

    ResponderExcluir
  2. Lamentavel. Com todo esse meio de comunicação e interação, é lamentavel como um grupo de pessoas mesquinhas tenta algo que de fato seria louvavel, mas apenas o fazem para "tacar fogo". Se fizessem algo que valesse a pena e também tentassem realmente mobilizar mídia, governo, como acontecia na década de 80 e 90, certamente esforços assim seriam reconhecidos. Mas não como vemos hoje...lamentavel...

    ResponderExcluir